Plethodontidae

Os Plethodontidae são uma família de urodeles . Foi criado por John Edward Gray em 1850 .

Divisão

Os 29 gêneros são encontrados principalmente na América, desde o extremo sul do Alasca e Nova Escócia até o leste do Brasil e o centro da Bolívia . Mas existe um gênero isolado na Europa, Speleomantes, com oito espécies que vivem na Itália, Sardenha e França (apenas Alpes-Maritimes), e outro gênero isolado na Coréia do Sul com apenas uma espécie: Karsenia koreana .

Descrição

São salamandras sem pulmão, nas quais respiram pela pele e pelos tecidos da boca.

Lista de subfamílias e gêneros

De acordo com Amphibian Species of the World (1 de março de 2020) :

Taxonomia

A classificação desta família evoluiu significativamente seguindo o trabalho de Vieites, Román, Wake and Wake de 2011, que fundiu as três antigas subfamílias de Bolitoglossinae, Hemidactyliinae e Spelerpinae em uma única subfamília alargada de Hemidactyliinae.

Etimologia

O nome desta família, Plethodontidae, vem do grego πληθος, "muito, excesso", e οδους, "dente", seguido pelo sufixo que designa uma família, portanto "com muitos dentes" em referência ao grande número de dentes pequenos que possuem as espécies desta família.

Publicação original

  • Gray, 1850: Catálogo dos espécimes de anfíbios na coleção do Museu Britânico. Parte II. Batrachia Gradientia ( texto completo )

links externos

Notas e referências

  1. Espécies de anfíbios do mundo, visto durante uma atualização do link externo
  2. Espécies de anfíbios do mundo, acessado em 1º de março de 2020
  3. Vieites, Román, Wake & Wake, 2011: Uma perspectiva multigênica sobre as relações filogenéticas na maior família de salamandras, os Plethodontidae . Molecular Phylogenetics and Evolution, vol. 59, n o 3, p. 623–635 .
  4. ^ Jean Lescure e Bernard Le Garff, a etimologia dos nomes dos anfíbios e répteis de Europa, Paris, Belin, coll. "Despertar da natureza",, 207 p. ( ISBN 2-7011-4142-7 )